EMPRESAS NAS REDES

          As redes sociais são um fenômeno mundial da comunicação e da informação, não se pode negar. O Brasil é um dos países onde mais se utilizam redes sociais, tanto no número de horas quanto de pessoas, ficando apenas um pouco atrás dos Estados Unidos.

        Segundo dados do IBOPE, dos mais de 70 milhões de internautas brasileiros, 99% já acessaram ou acessam alguma rede social, e esse número não para de aumentar. As empresas já perceberam isso, e passaram a utilizar esses dados a seu favor. Muitas companhias estão adotando esses recursos como forma de melhorar a comunicação externa e interna, divulgar seus serviços e produtos e se aproximar mais dos seus consumidores sem gastar muito.



A internet já vinha há tempos sendo utilizada como estratégia de marketing, através de sites e blogs, mas agora as mídias sociais permitem muito mais agilidade além de um bom relacionamento com os clientes. Essa interação auxilia na fixação do nome da empresa no mercado, conquista de novos clientes, e reforça a relação de proximidade, confiança e fidelidade.                 

         Já foi comprovado através de pesquisas, que empresas que utilizam as redes têm um crescimento médio de até 12% maior do que suas concorrentes, e isso é uma grande diferença.  Para que tudo isso funcione e realmente traga avanços pra empresa, é preciso que o conteúdo tenha qualidade e atraia o interesse das pessoas, através de vídeos, músicas, fotos e até jogos, e que as informações sejam sempre transparentes e corretas, para não trazer problemas futuros. É importante também que esses espaços estejam sempre disponíveis para o cliente manifestar sua opinião e tirar suas dúvidas sobre os produtos oferecidos. 



As informações obtidas nessas redes podem ser usadas de forma estratégica para a criação de novos serviços e promoções e mapeamento mais eficiente do mercado. Esse setor também está criando novos cargos para profissionais especializados em alimentar as páginas com informações. Já existem inclusive, firmas especializadas em auxiliar e gerenciar as redes sociais de empresas, como a Bites por exemplo. 

Um exemplo de que isso tudo dá certo se usado de maneira ética é a Dell, empresa que vendeu cerca de US$ 1 milhão em equipamentos de informática a partir de promoções especiais anunciadas pelo Twitter.

Para entender melhor a importância desses recursos, conversamos com alguns representantes de empresas que utilizam constantemente as redes sociais e conseguimos estas entrevistas exclusivas. Eis o resultado:



Nome: Linhares Design   

 Tipo da empresa: Escritório de Design, Comunicação e Marketing

 A sua empresa utiliza alguma rede social? Qual(is)?
Sim. Facebook e o Twitter são os principais que mantemos atualizados.


Você considera importante utilizá-las?

Bastante. O marketing e a publicidade digital vieram para ficar e têm ganhado cada vez mais, garantindo maior exposição de marcas e produtos, tornando-os mais competitivos.

Quais os benefícios que o uso das redes traz para sua empresa? Como ela ajuda? Aumenta a visibilidade da empresa, diversificando e ampliando seus meios de comunicação, promove campanhas específicas, gera relacionamento com o público, é mais um meio de contato da empresa, apresenta e divulga produtos e serviços.

O uso das redes já trouxe algum problema? Qual?

Não, nunca trouxeram problemas.



 A comunicação com os funcionários também é realizada através deste recurso? Sim. Promove interação, descontração, além do funcionário ser um porta-voz da empresa e representá-la. Por isso é importante o bom uso.

Você já deixou de contratar alguém por causa das redes sociais?

Nunca deixamos de contratar, mas já desligamos colaboradores que não souberam usar com responsabilidade durante o horário de trabalho.

Entrevistado: Alexandre Linhares - Diretor Executivo



 



Nome:
Superinteressante

Tipo da empresa: Somos uma das principais revistas de ciência do Brasil. Hoje, também falamos muito sobre curiosidades, tendências, cultura pop, tecnologia, história e sustentabilidade. Também temos um site com conteúdo próprio que se baseia sobre os mesmos pilares, mas com uma pitada a mais de 'nerdice'.

A sua empresa utiliza alguma rede social? Qual (is)? Temos um perfil no Twitter com 532 mil seguidores e uma fanpage no Facebook com 94 mil fãs. Temos também um grupo no Facebook, mas ele não tem atividade. Temos uma comunidade oficial no Orkut, mas ela é de responsabilidade de fãs - não temos autonomia para publicar conteúdo lá.

Você considera importante utilizá-las e quais os benefícios que elas trazem?Para nós, é essencial usar as redes sociais. Nossa audiência que vem de lá chega a representar 70% do total. É importante para nós não só para estratégias de marketing e venda de publicidade, queremos ter relevância na rede. É isso que te mostra se as pessoas confiam no que você diz e consideram esse conteúdo importante. Para nós que somos da mídia, é essencial, não acham? Queremos que nosso conteúdo seja referência. Queremos que qualquer pessoa que queira buscar conhecimento e diversão saiba exatamente onde procurar.



Nosso trabalho em redes sociais é apoiado por diversas ferramentas que analisam os impactos das nossas mensagens. Por exemplo, temos vários mecanismos que nos ajudam a decidir qual é a melhor hora para tuitar, que tipo de texto o seu tweet tem que ser para ser retuitado, que tipo de estratégias a gente tem que usar para que as pessoas cliquem. Aí, é importante diferenciar: cliques, retuites, recomendações, comentários no Face, cada um desses conceitos é uma coisa diferente. E é um pouco imprevisível descobrir que tipo de conteúdo vai ter muitos cliques, mas poucos comentários, médias recomendações e vários retuites, entenderam? Então a gente tem que dar um jeito de ser bom em todos esses quesitos.


Já trouxe algum malefício? Qual?
Malefício, nunca trouxe. Já houve estratégias que não deram certo, porque ainda é uma ciência muito nova e nada exata, né? Então, muita coisa vai na base da tentativa e erro. Então, já teve casos em que as estratégias não geraram os resultados esperados. Mas nunca houve consequências necessariamente ruins.

Entrevistado: Otavio Cohen - Responsável pelas redes sociais da Superinteressante






Nome: SENAI

Tipo da empresa: Instituição de Ensino

A sua empresa utiliza alguma rede social? Qual (is)?Sim, facebook, Orkut, twitter, formspring, blog, Youtube.


Você considera importante utilizá-las? Sim, mas nem só de bate-papo e amigos virtuais é composta essa relação e muita gente utiliza as redes com finalidades profissionais e colhem bons resultados, divulgando currículos, serviços e até produtos. Eles espalham seus trabalhos ou marcas por meio de perfis, comunidades e também pela participação em fóruns de discussão.


Quais os benefícios que o uso das redes traz para sua empresa?
Os benefícios são inúmeros, pois as redes sociais trazem uma forma mais eficiente e rápida de avaliar a imagem perante clientes, assim como resultados de campanhas de marketing e podemos destacar os mais importantes:


- A expansão mercadológica dos produtos e serviços da corporação;


- A comunicação com o consumidor por meio das redes sociais é mais rápida e os problemas de relacionamento podem ser contornados com mais agilidade, evitando difusão na grande mídia;


- Criam situações como a ampliação da consciência sobre a instituição, seus produtos e serviços, histórias de sucesso e benefícios à sociedade;


- Possibilitam um relacionamento mais próximo entre empresa e consumidores;

Já trouxe algum malefício? Qual? Que eu conheça ainda não tivemos nenhum malefício através das redes sociais, mas as empresas ficam vulneráveis a perigos como o de críticas agressivas, segurança, difamação da marca, uso inadequado da linguagem e outros.

A comunicação com os funcionários também é realizada através deste recurso? Não, nós utilizamos a Intranet, que nada mais é que uma rede de computadores privada.


Você já recusou algum funcionário por causa das redes sociais? Não, pois se o fizesse não seria um profissional que estivesse aberto as novas tecnologias, pois se estas tecnologias (redes sociais) trazem mais vantagens e benefícios do que malefícios, por que recusar algum funcionário?

Entrevistado: Rogério Oliveira de Mattos - Diretor do SENAI de Tijucas e São João Batista


Confira o que disse um especialista na área:

“As redes sociais têm sido muito utilizadas pelas empresas para o que chamamos de Marketing Social. É feita uma espécie de mapeamento dos consumidores e do que eles gostam de comprar, por exemplo: se você comprou um Iphone, muito provavelmente seus amigos acharão legal e também estarão interessados em comprar um, então as empresas vão lá e colocam um banner sobre este produto naquela página, o que vai render lucro para eles  cada vez que alguém clicar e comprar, e é assim que funciona.”  Pedro Azevedo, Especialista em Informática e professor do curso de Redes de Computador no SENAI.






Separamos estes vídeos interessantes, se você quiser aprender mais sobre as Redes Sociais no Brasil e a relação com as empresas.


Nossas pesquisas se basearam nos sites Papo de Empreendedor, Notícias e Negócios, Agência Venone, O Marketizador, UOL Tecnologia, IBOPE, IBGE e Web to Engage, que também merecem uma visita.


Esperamos realmente que tenham gostado!

Obrigado,

Equipe Le Lords


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1 comentários:

Anônimo disse...

Realmente as mídias virtuais tem se tornado uma ferramente cada vez mais utilizada e temos que estar atentos a esta nova realidade.

Estou acompanhando as postagens e quero mais uma vez parabeniza-los pelo empenho e dedicação em produzir um material de qualidade!@

Abraço,
Pedro Brum

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