E AGORA, O QUE EU VOU SER?

 Desde pequenos ouvimos aquela pergunta – “O que você quer ser quando crescer?”.  Com o passar dos anos e a chegada do vestibular, algo que antes era brincadeira passa a se tornar uma grande dor de cabeça para muitos jovens, que não sabem o que querem fazer quando terminarem o Ensino Médio. 

Além de toda a pressão dos estudos, ter que escolher uma profissão que mudará o seu futuro realmente não é uma tarefa fácil. São poucos os adolescentes que sabem o que querem e são conscientes em suas decisões. A grande maioria tem medo de fazer a escolha errada, não se adaptar e acabar se arrependendo depois.


 É normal que diante de uma decisão as pessoas se sintam inseguras ou ansiosas, ainda mais quando é o seu futuro que está em jogo. Existem, no entanto, algumas maneiras de amenizar a ansiedade e facilitar um pouco essa escolha.

Conversamos com o profissional formado em psicologia na Univali, Gerson Henrique Marcelino, autor do livro Rastros de Bravura, que já atuou como orientador vocacional ajudando jovens nessa situação. Entre outras coisas Gerson já foi bombeiro, instrutor de trânsito e colunista de jornal.

Ele nos contou que é muito normal nessa fase os jovens terem dúvidas, pois as opções são muitas, mas é preciso levar em conta alguns fatores.

Em primeiro lugar, essa é uma escolha pessoal. Os pais e a escola devem ajudar a orientar, porém a decisão deve ser sua, afinal, ninguém sabe mais sobre você do que você mesmo. 

Segundo nosso entrevistado, os maiores erros cometidos são escolher um curso por impulso ou por status. Não é porque o curso está na moda, que você vai gostar. É preciso levar em conta as suas aptidões e o seu perfil. Sabendo suas características, seus gostos e preferências, já dá pra ir eliminando algumas opções.


Depois disso, a principal coisa a fazer é se informar. Buscar informações e ler muito sobre as profissões ajuda na hora de decidir. Pesquise primeiro como é o curso em que você está interessado, como são as aulas, as matérias e os campos em que você poderá atuar depois que se formar. Procure conversar com alguém para saber como é o dia-a-dia da profissão e faça visitas a universidades. Estar por dentro do salário que um profissional dessa área recebe, das vagas no mercado e da procura na região também é interessante. 



Mas, conhecendo bem os cursos, como tomar a melhor decisão? O lado financeiro é importante, mas o que mais deve ser levado em conta é a sua realização pessoal. De nada adianta um emprego estável, uma ótima situação econômica e uma vida infeliz. O ideal é que haja um equilíbrio entre a parte financeira e a sua satisfação, pois é isso que vai garantir que você se dê bem na carreira que escolher. Se você estiver fazendo o que gosta, será um bom profissional, e o mercado sempre terá vagas disponíveis para bons profissionais.

 
Mesmo seguindo todas as orientações, ainda estamos sujeitos a mudanças de ideias, frustrações ou até decepções, mas é preciso estar preparado para lidar com isso, ter a cabeça aberta, arriscar e não ter medo de procurar ajuda e tentar de novo.

Para ajudar você que está se decidindo, aconselhamos que façam este Teste Vocacional do Guia do Estudante, que ajudará você a se conhecer um pouco melhor:
  

Nestes sites você encontra aulas, notícias e informações sobre os cursos:

SejaBixo!


QUAIS SÃO OS 10 CURSOS MAIS PROCURADOS HOJE NO BRASIL?

Posição
Curso
Concorrência média por vaga
1
Medicina
52,90
2
Publicidade e Propaganda
32,32
3
Nutrição
27,67
4
Farmácia
26,97
5
Ciência da Computação
25,14
6
Direito
24,41
7
Relações Internacionais
23,94
8
Arquitetura e Urbanismo
23,59
9
Enfermagem
22,32
10
Psicologia
21,98

Retirado do site
www.sejabixo.com.br

Infelizmente são poucas as escolas que proporcionam orientação profissional para os alunos hoje em dia. Se na sua esta ajuda está disponível, aproveite e se informe! 

Nós também estamos nos decidindo: o Luan quer ser doutor em História, o Leo pretende seguir seu curso técnico e continuar na área da tecnologia no curso de Engenharia Informática e a Lúcia pretende ir para o lado das Exatas e também das Linguagens.

E vocês, fizeram o teste? Já sabem o que querem? Escrevam para gente pelos comentários ou nos envie um e-mail!


Obrigado,

Equipe Le Lords

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, o meu vestibular tá chegando e eu to desesperado! Como escolher uma coisa pra fazer o resto da vida? Obrigado pelas dicas...

Natália disse...

Le lords adorei o post, ainda mais porque fiz o teste é deu Advogada, Administrador, Engenheiro *-* bem as profissões que provavelmente eu seria
Bem legal parabéns

ninabt disse...

Muito legal a matéria de vocês! Realmente escolher uma curso de graduação não é fácil e mesmo depois que a gente já está formado na faculdade e trabalhando, pode ser que ainda restem dúvidas se estamos no lugar certo.

Anônimo disse...

Muito boa a matéria, de um interesse geral, e muito bem escrita, as pessoas que procuram ajuda no que vão fazer após a saida do ensino médio devem ler a mesma, mesmo que já saibam oque querem, somente para reafirmarem o interesse no curso.

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário!