O QUE AS EMPRESAS BUSCAM EM UM PROFISSIONAL?

O mercado de trabalho está cada dia mais disputado e exigente devido à aceleração da globalização. Para não ficar para trás é preciso estar sempre se adaptando a ele.  Uma boa formação é a chave para garantir acesso e uma carreira sólida lá dentro.


MAS, O QUE FAZER?

Em primeiro lugar, nunca pare de estudar. O estudo é algo fundamental para qualquer tipo de emprego, e é muito valorizado pelos empregadores. 


As empresas não estão à procura de SUPER-PROFISSIONAIS, (até porque eles são muito difíceis de serem encontrados) mas sim de pessoas que tenham capacidade e vontade de vencer.

 Comunicar-se bem, ter jogo de cintura, agilidade, responsabilidade, capacidade de trabalhar em equipe e comprometimento também são fatores que as empresas levam em conta ao contratar um profissional. Uma entrevista de emprego é o momento para você mostrar que está preparado e que apresenta o perfil profissional e psicológico que a empresa procura. Não minta sobre qualidades que não tem, lembre-se: mais cedo ou mais tarde as empresas descobrirão quem você é de verdade.  

Algumas dicas para fazer uma boa entrevista de emprego são:

  • Não minta em hipótese alguma;
  • Tente não ficar nervoso;
  • Não fique de cabeça baixa; 
  • Não fale diretamente sobre salário com o entrevistador;
  • Não fale mal da empresa que você esteve antes, isso causará uma má impressão sua;
  • Não mostre muita intimidade;
  • Não faça piadinhas;
  • Não fique rindo, leve a entrevista a sério;
  • Tenha um bom currículo em mãos (Aprenda a montar um);
  • Tenha referências boas de seu antigo emprego;
  • Não fique ‘se achando’, você não é melhor que ninguém;
  • Tenha informações sobre a empresa, o cargo e os objetivos da firma
  • Comunique-se bem


Não é porque você conseguiu um emprego bom, que vai parar de se especializar.
 Se você se acomodar será 'engolido' pelo mercado e certamente será demitido. Se você tem um diploma de faculdade, por exemplo, vá atrás de uma especialização. Pós- graduação, cursos técnicos, mestrado, doutorado.

O importante é estar sempre se atualizando, e ter objetivos na vida. Do contrário, você será substituído.

entrevista emprego

Hoje o Brasil forma em torno de 32 mil engenheiros/ano, esse número é relativamente pequeno se levarmos em conta o número de habitantes que o Brasil tem e a quantidade de empresas que possui. Mas não é só porque está em falta no mercado que você irá mergulhar de cabeça em um curso que não tem nada a ver com você. O nosso mercado de trabalho quer pessoas competentes, que se destaquem no que fazem e que tenham tido notas altas na faculdade, não a média. O mundo hoje está cheio de profissionais na média, por isso, para você se destacar deve estar muito além.



Depois que fui absorvido no mercado de trabalho e passei por todas as entrevistas, o que farei? 

Mostre que você tem capacidade e competência. Não espere o chefe pedir um documento, faça! Não fique se gabando ao receber um elogio, isso é seu dever. Também não fique achando que o trabalho é fácil e pode ser feito mais tarde, se você tem tempo faça o melhor que puder, sem enrolar. Se você tem uma equipe, é porque trabalhos em conjunto trazem melhores resultados, portanto não queira fazer tudo do seu jeito, saiba argumentar sobre a sua ideia e ouvir seus companheiros de trabalho.


 

Se algo der errado não aponte culpados, apenas absorva a crítica e volte a fazer do melhor jeito, sem discussão. Seja pontual com seus prazos, responsável com suas obrigações e organizado com seus materiais. Procure ter uma boa conduta no ambiente de trabalho e mostre-se sempre dinâmico e ativo, sempre pedindo opiniões e aceitando sugestões. É de profissionais assim que as empresas precisam!

Assista a seguir uma breve entrevista com Roberto Justus, um dos maiores empresários do país, e o que ele avalia ao contratar uma pessoa:



Alguns sites que nos ajudaram e que você também vai gostar de ler:






Aproveite nossas dicas ao máximo e continue sempre se informando. Não esqueça de nos dizer o que achou, por email ou pelos comentários.

Obrigado,

Equipe Le Lords

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

7 comentários:

ninabt disse...

Concordo com o que vocês colocaram na matéria de vocês. Me formei a pouco tempo em engenharia civil e comecei a trabalhar, mas senti necessidade de buscar maior especialização. Agora estou fazendo mestrado.
Estou adorando o blog. Parabéns!

Anônimo disse...

PERFEITO O BLOG *-*

Anônimo disse...

Fiz faculdade de direito, mas nunca parei de estudar, sempre digo para meu filhos, o estudo e fundamental, e as empresas irão cobrar muito isso deles.

Anônimo disse...

Quando terminei o ensino médio, pensei que isso era suficiente para me dar bem no mercado de trabalho, mas estava enganada, hoje estou fazendo faculdade de administração, estou no 2 período. Thaís

Anônimo disse...

Muito interessante a colocação que as empresas tem sobre o profissional bem formado, e um nem tão formado. '-' Elizabeth

Le Leo, Le Lulu e Le Luan disse...

Pessoal muito obrigado pelos elogios, que bom que vocês gostaram, afinal montamos esse blog para vocês! Abraços Equipe Le Lords

Professor AlexandrE disse...

Parabéns pela postagem, e pelo BLOG...! Textos claros, simples e diretos com alta qualidade de informação!

Postar um comentário

Gostou? Deixe um comentário!